domingo, 14 de dezembro de 2008

""PALIMPSESTO""

Arte sobre a arte
Fotografia
Teatro
Poesia
Desenho
É uma exposição fotográfica a partir de um ensaio fotográfico em que toda concepção visual, vem do trabalho desenvolvido com as poesias e o texto “Nas cordas do infinitesimal” escritas no corpo de atores que serão fotografados. Desenhos irão completar a composição.
Antes e depois das fotos na pele.... no papel...na moldura....na parede.

Uma fotógrafa
Um poeta
Dois desenhistas
Dois atores

A exposição será feita por Alexandra Arakawa (fotografia e Direção de Arte), Heyk Pimenta (poesias e texto), Philippe Bacana e Rafael Mannheimer(desenhos), Fabiano Nunes (Ator “objetos fotografados”) e Joana Mazza (curadoria).
A exposição está prevista para inaugurar na III Maratona Fotográfica de cabo Frio em maio de 2009, em seguida no FotoRio 2009.
O que é Palimpsesto ?
Um palimpsesto é um manuscrito que é reescrito ao se escrever por cima do texto original, criando no caso duas camadas. As conexões entre elas não são sequenciais no tempo, e sim justapostas no espaço.Muitas vezes complementam-se nos espaços brancos do original e a leutura só é possível com a sincronicidade da camadas.
Então, concluindo toda a proposta desenvolvida acima e a conciderando um “manuscrito’’ onde toda teoria é escrita em cima de outra, e assim adiante, assumindo que as teorias diacronicamente estão agora arranjadas em sincronia, temos um palimpsesto. Contradições evidentes apenas escondem harmonias ocultas, “correspondentes’’, toda e qualquer justaposição se prova fortuita. Poderíamos “salvar’’a Arte de um fracasso retumbante, e o artista do jugo da elite e da vanguarda, e ao mesmo tempo realizar a “revolução do cotidiano’’e a utopia do desejo?

Um comentário:

Anônimo disse...

Sandrinha, gostei muito do texto. Só não ficou claro a parceria poética, no caso, os poemas serão haicais? E então, o haicaísta seria eu? Neste caso, gostaria que citasse meu nome como poeta, mas se a intenção é fazer com diversos poetas aí então, sugiro que publique uma lista com os nomes dos poetas participantes.
Beijos (Jiddu)

Creative Commons License
Nas cordas do infinitesimal by Heyk Pimenta is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Unported License.